Quem são

Existem mais de 240 povos indígenas no Brasil.

São mais de 800 mil pessoas, falando mais de 150 línguas indígenas!

Apesar de existir uma grande diversidade de culturas e línguas entre os povos indígenas no Brasil, à época da chegada dos colonizadores essa diversidade era muito maior.

Vários estudos indicam que no século XVI havia entre 2 e 4 milhões de índios, que pertenciam a mais de mil povos e falavam mais de mil línguas diferentes!

Durante milhares de anos, os povos que viviam no continente americano conviveram, compartilharam experiências e ideias, e estabeleceram relações de troca, criando um conjunto de características comuns.

Esse conjunto de características permite chamar de ameríndios a todos os índios das Américas do Norte, Central e do Sul. Eles são os povos originários das Américas e até hoje se relacionam e compartilham conhecimentos.

Uma outra característica que marca a história comum desses povos é a experiência da colonização, isto é, o impacto que as violentas ações dos colonizadores gerou nas suas vidas.

As consequências dessas violências foram a extinção de muitos povos, a diminuição no número de pessoas, a perda de suas terras, o desrespeito e a desvalorização de suas culturas. Infelizmente, essa trágica experiência foi vivida por muitos povos ameríndios.

Fontes de informação



  • Índios no Brasil (2007), Julio Cezar Melatti.


Recadinhos

Bia Taralli qua, 22/10/2014 - 11:13

oi estou aprendendo isso e

oi estou aprendendo isso e acho sempre legal!!!!!!!!!!!!!!
bia 5*ano A

valdecir ter, 21/10/2014 - 21:11

Boa noite, sou professora da

Boa noite, sou professora da sala de recursos multifuncionais, do CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos, da cidade de Matupá, estado do Mato Grosso.
Toda a escola está envolvida na elaboração do Projeto Matupá na diversidade, eu pretendo na minha sala temática abordar os jogos e brincadeiras das tribos indígenas Panarás e Terenas. Eu gostaria muito que vocês falassem desses povos maravilhosos neste site. Tenho encontrado dificuldades para concluir minha pesquisa...
Um grande abraço.
Aguardo contato.

Equipe PIB Mirim qua, 22/10/2014 - 12:20

Cara professora

Cara professora Valdecir,

Obrigada por entrar em contato! Você pode enviar um e-mail com suas dúvidas e dificuldades de pesquisa para o nosso e-mail de contato: pibmirim@socioambiental.org. Teremos muito prazer em ajudá-la!
Grande abraço,

Juciele ter, 07/10/2014 - 16:40

Gostei muito. Vou usar este

Gostei muito. Vou usar este lindo espaço virtual com os meus alunos!!!!

Gabriela Cristina de Andrades Martins qui, 25/09/2014 - 19:34

Achei o site muito bom pois

Achei o site muito bom pois podemos saber um pouco mais sobre o povo indígena, seus costumes e culturas, com isso devemos respeitar e valorizar.
O site nos proporciona muitas coisas educativas como jogos e vídeos legais, coisas bem interessantes com muitas variedades e opções para aprender brincando.

AnnaKrahô Umbelino ter, 23/09/2014 - 20:47

Boa Noite!!! Amei a

Boa Noite!!! Amei a explicação, bem interessante. Acho que os índios deveriam ser mais valorizados pela sociedade atual! Podemos perceber tantas culturas diferentes, por quê não valorizar? Vamos ir além do impossível, fazer do mundo um lugar melhor! Diga não as queimadas, desmatamentos e extinção dos animais.Cada ser vivo tem o direito a liberdade, e principalmente de expressar seus sentimentos, então vamos através do projeto sócio ambiental mudar os corações de pedras e ajudar aqueles que necessitam da nossa ajuda(os índios), vamos lutar pela preservação ambiental e incentivar crianças ao respeito pelos povos diferentes(indígenas) e pela Mãe Natureza!
ALUNA DO COLÉGIO VILLA REAL
CVR-6ºANO AMARELO

diman sex, 19/09/2014 - 21:17

não acredito que os

não acredito que os colonizadores acabaram com os índios! Só alguns sobreviveram, mesmo assim foram escravizados...

Maluquinha sex, 19/09/2014 - 12:07

legal kkkkkk

legal kkkkkk

kaka123 seg, 15/09/2014 - 10:54

sim legal

sim legal

Rainhas seg, 15/09/2014 - 10:54

Oi galera, moro no rio de

Oi galera, moro no rio de janeiro sou legal

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Para concluir você precisa resolver esta conta e provar que não é um robô tentando invadir o PIBMirim!
1 + 0 =
Resolva esta conta e informe o resultado. Ex.: Para 1+3, informe 4.