Onde estão

Você sabia que há povos indígenas em quase todos os cantos do Brasil?

Por aqui, boa parte da população indígena vive em áreas chamadas de Terras Indígenas. Existem hoje 690 Terras Indígenas no país.

Em quase todos os estados brasileiros existem terras indígenas reconhecidas – exceto no Piauí e no Rio Grande do Norte. Mas os índios não vivem apenas nas terras indígenas.

Há comunidades indígenas circulando por beiradões de rios, em cidades amazônicas e até em algumas capitais brasileiras. Isso acontece principalmente porque, para os povos indígenas, os espaços em que se mora, planta, caça ou caminha vão além das fronteiras criadas pelo homem branco. E porque ninguém deixa de ser índio por estar em uma região considerada urbana, fora das fronteiras definidas para suas terras.

Para os índios, o lugar em que se vive não é apenas um cenário, é um território: um espaço totalmente conectado com um jeito tradicional de estar no mundo, conectado com suas culturas. Por isso, cada povo tem um jeito de explicar seus modos próprios de ocupar um território.

Como os Zo'é entendem seu território?

zoepeq

Os Zo'é são índios que vivem nas proximidades do rio Cuminapanema, no norte do Pará, e que falam de uma língua da família Tupi-Guarani. Eles ocupam seu território realizando movimentos de deslocamento e de concentração da população nas aldeias; já o tempo é distribuído em períodos dedicados às roças e às expedições de caça, pesca e coleta.

Em sua língua não existe uma palavra específica para “território”, o termo que mais se aproxima disso é -koha que pode ser traduzido como "modo de vida", "bem viver" ou "qualidade de vida". Esse termo inclui elementos como as condições ambientais e as formas de cuidar dos recursos necessários para viver, mas também pode significar o modo como os Zo'é se organizam no espaço, divididos em pequenos grupos de parentes morando em lugares separados.

Hoje em dia muitos povos sofrem com o fato de não poderem circular como antes da invenção das cidades, das fronteiras, do mundo dos brancos.

Veja o exemplo dos Xavante.

xavantes3peq
Os Xavante, que tinham o costume de caminhar muito por seu território, estão hoje obrigados ao sedentarismo. Sedentarismo quer dizer ficar no mesmo lugar, ou seja, não se movimentar no espaço. Embora eles ainda realizem pequenas excursões de caça e coleta dentro das suas áreas, o território em que podiam caminhar diminuiu muito.

Fontes de informação




Recadinhos

manoooooooooooooooooo qua, 19/08/2015 - 16:43

gostei mucho me ajudou a

gostei mucho me ajudou a tirarminhas duvidas

Sandra Bandeira qua, 19/08/2015 - 08:39

Gostei muito, ajudou nas

Gostei muito, ajudou nas aulas e as crianças achou muito interessante.

Thata Passer ter, 18/08/2015 - 16:40

Muito bom me ajudou muito no

Muito bom me ajudou muito no trabalho da escola eu me de muito bem, como eu queria que varios sites fossem assim!!!!!!!!!!!!!!!

Ashley qua, 24/06/2015 - 08:59

Muito bom

Muito bom

juliane fernandes ter, 09/06/2015 - 08:33

vou me dar bem o meu trabalho

vou me dar bem o meu trabalho graças a esse texto muitooooooo legal

shaha sex, 22/05/2015 - 16:34

muito legal

muito legal

Millena borges qui, 07/05/2015 - 14:15

isso esta me ajudando

isso esta me ajudando bastante no trabalho

andressa3130 dom, 26/04/2015 - 14:52

ta me ajudando muito no

ta me ajudando muito no trabalho...

matheus77 dom, 26/04/2015 - 12:27

me ajudou mto na escola

me ajudou mto na escola

dayanne sex, 24/04/2015 - 11:18

no nosso estado ainda existem

no nosso estado ainda existem indios por favor preciso sabe disso logoo
urgente

Comentar

Fique ligado! Os comentários são moderados pela nossa equipe. E lembre-se: as opiniões escritas são de sua responsabilidade. Comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais e preconceituosas serão excluídos!
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Para concluir você precisa resolver esta conta e provar que não é um robô tentando invadir o PIBMirim!
2 + 2 =
Resolva esta conta e informe o resultado. Ex.: Para 1+3, informe 4.