Sala dos professores

Caro professor,Acompanhe o especial da Semana do Índio que está sendo produzido pela equipe Povos Indígenas no Brasil. Nessa página você encontrará informações e iniciativas que divulgam a história desses povos. Click aqui! No mais, estamos produzindo conteúdos especialmente para você.Enquanto finalizamos esta série, gostaríamos de ouvir sua opinião sobre os textos já publicados em nosso site.Um abraço e até breve!Equipe PIB Mirimpibmirim@socioambiental.org

Dicas de leitura
Meio ambiente
  • Ab'Saber, Aziz

2003 – Os Domínios da Natureza no Brasil. Ateliê Editorial, São Paulo.

  • Capobianco, João Paulo Ribeiro; Veríssimo, Adalberto et al.

2001 – Biodiversidade na Amazônia Brasileira: Avaliações e ações prioritárias para a conservação, uso sustentável e repartição de benefícios. Estação Liberdade/Instituto Socioambiental.

  • Dean, Warren

1995 – A Ferro e fogo: A história da devastação da Mata Atlântica Brasileira. Companhia das Letras, São Paulo.

  • Ricardo, Carlos Alberto & Campanili, Maura (orgs.)

2008 – Almanaque Brasil Socioambiental: Uma nova perspectiva para entender a situação do Brasil e a nossa contribuição para a crise planetária. São Paulo, ISA.

  • Sano, S. M. & Almeida, S. P. (orgs.)

1988 - Cerrado: ambiente e flora. Planaltina: EMBRAPA, CPAC.

Povos indígenas no Brasil

Para começar

  • Cabalzar, Aloísio & Ricardo, Carlos Alberto (eds.)

2006 - Mapa-Livro Povos Indígenas do Rio Negro. Editora: ISA/Foirn (3a ed.)

  • Cunha, Manuela Carneiro da (org.)

1992 - História dos Índios no Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.

  • Gallois, Dominique Tilkin (org.)

2006 – Patrimônio, cultura imaterial e povos indígenas. São Paulo, Iepé.

  • Lévi-Strauss, Claude

2008 - Raça e História. Lisboa, Editorial Presença, 9a edição.

  • Ladeira, Maria Inês & Matta, Priscila (orgs.)

2004 – Terras Guarani no Litoral: as matas que foram reveladas aos nossos antigos avós (Ka’agüy oreramói kuéry ojou rive vaekue y). São Paulo, Centro de Trabalho Indigenista-CTI.

  • Melatti, Julio Cezar

2007 – Índios no Brasil. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP).

  • Novaes, Sylvia Caiuby (org.)

1983 – Habitações Indígenas. São Paulo, Nobel, Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP).

  • Ricardo, Carlos Alberto

2000 - Povos Indígenas no Brasil 1996/2000. São Paulo, Instituto Socioambiental.

  • Ricardo, Carlos Alberto & Ricardo, Fany (eds.)

2006 - Povos Indígenas no Brasil 2001/2005. São Paulo, Instituto Socioambiental.

  • Ricardo, Fany (org.)

2004 - Terras indígenas e unidades de conservação da natureza: o desafio das sobreposições. São Paulo, Instituto Socioambiental.

  • Rodrigues, Aryon Dall´Igna

1986 – Línguas Brasileiras – para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo, Edições Loyola.

  • Silva, Aracy Lopes & Grupioni, Luís Donisete B. (orgs.)

1995 – A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1° e 2° graus. São Paulo, MEC, MARI, UNESCO.

  • Vidal, Lux (org.)

1992 – Grafismo indígena: estudos de Antropologia estética. São Paulo, Studio Nobel, Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP), FAPESP.

  • Viveiros de Castro, Eduardo

1992 - Araweté: o povo do Ipixuna. CEDI - Centro Ecumênico de Documentação e Informação, São Paulo.2008 - O Brasil é Grande, mas o mundo é pequeno. In: Instituto Socioambiental.Para aprofundar

  • Cunha, Manuela Carneiro da & Viveiros de Castro, E. (orgs.)

1993 - Etnologia e História Indígena na Amazônia: Novas Perspectivas. São Paulo, FAPESP e Núcleo de História Indígena e Indigenismo.

  • Lévi-Strauss, Claude

2004, 2005 e 2006 - Mitológicas. Volumes O cru e o cozido, Do mel às cinzas e A origem dos modos à mesa. São Paulo, Cosac Naify.

  • Monteiro, John M.

1994 - Negros da Terra: Índios e Bandeirantes nas Origens de São Paulo. São Paulo, Companhia das Letras.

  • Viveiros de Castro, Eduardo

2002 - A Inconstância da Alma Selvagem e Outros Ensaios de Antropologia. São Paulo, Cosac & Naify.

  • Queixalos, F. & Renault-Lescure, O. (orgs.)

2000 - As Línguas Amazônicas hoje. São Paulo, Instituto Socioambiental.

  • Wright, Robin M.

2005 - História Indígena e do Indigenismo no Alto Rio Negro. São Paulo, Instituto Socioambiental; Campinas, Mercado das Letras.

Arqueologia
  • Fausto, Carlos

2000 - Os Índios Antes do Brasil. Rio de Janeiro, Editora Jorge Zahar.

  • Gaspar, Madu

2000 – Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro. Rio de Janeiro, Editora Jorge Zahar.

  • Jorge, Marcos; Prous, André & Ribeiro, L.

2007 - Brasil Rupestre. Arte pré-histórica brasileira. Curitiba, Zencrane Livros.

  • Museu de Arqueologia e Etnologia-MAE

Brasil 50 mil anos: Uma viagem ao passado pré-colonial (Guia temático para professores). São Paulo, Museu de Arqueologia e Etnologia-MAE.

  • Neves, Eduardo Góes

2006 - Arqueologia da Amazônia. Rio de Janeiro, Editora Jorge Zahar.

  • Neves, Walter & Piló, Luís Beethoven

2008 – O povo de Luzia: em busca dos primeiros americanos. São Paulo, Globo.

  • Prous, André

2007 - Arte Pré-histórica do Brasil. Belo Horizonte, Editora Com Arte.2006 – O Brasil antes dos Brasileiros. Rio de Janeiros, Editora Jorge Zahar.2003 - Arqueologia Brasileira. Brasília, Editora da Universidade de Brasília (2a ed.).

  • Tenório, Maria Cristina

1999 - Pré-História da Terra Brasilis. Rio de Janeiro, Editora UFRJ.Para mais referências, consulte as fontes de informação no site Povos Indígenas no Brasil, do ISA.

Sites indígenas

Índios Online é a maior rede de comunicação online de povos indígenas no Brasil. Os indígenas que participam dessa rede conectam-se à internet a partir de suas aldeias, casas, lanhouses, escolas e universidades, e atualizam o site com textos, imagens e vídeos, disponibilizando informações sobre a luta pelo direito à terra.

De iniciativa indígena, esse site pode ser útil para professores que queiram entender melhor as muitas culturas indígenas. No site você encontra reflexões sobre o que é ser índio, atualidades, informações históricas, entre outros, incluindo uma seção exclusiva para professores que queiram trabalhar com a temática indígena em sala de aula.

O site da Associação Nhandeva mostra o trabalho realizado pelos Guarani que vivem na região de Paraty (RJ). Aqui você encontra imagens dos materiais produzidos artesanalmente e pode até mesmo escutar músicas desse povo. A associação é composta por artistas indígenas e não indígenas.

Se você quer saber mais sobre o povo Kayapó, o site da Associação Floresta Protegida pode ser uma boa ferramenta. Nele além das descrições dos projetos desenvolvidos pela organização indígena, é possível encontrar informações sobre várias comunidades kayapó.

Quer saber mais sobre o mundo e a história do povo Ikpeng? No site da Associação Moygu, mantido pelos próprios Ikpeng que vivem no Parque Indígena do Xingu (MT), você encontra isso e muito mais. Há textos, ilustrações, informações sobre o território ikpeng, sobre os projetos de educação, e ainda descobrir a produção de vídeos realizada por esse povo.

Nesse portal você pode conhecer um pouco sobre o povo Xavante. Existem seções específicas sobre as práticas rituais, de coleta e de caça nas aldeias xavante. Além disso, você conhece os principais projetos desenvolvidos pelos xavante da Associação Warã, entre eles o “Dama Rowaihu´udzé: para todo mundo ficar sabendo”, que apoia a educação escolar diferenciada na aldeia Abelhinha, Terra Indígena Sangradouro (MT).

O site do Conselho das Aldeias do povo Wajãpi (AP) mostra o esforço desse povo para a gestão de seu território. O site permite o download de publicações sobre o mundo wajãpi, abordando desde suas relações de parentesco até suas formas de ocupação do ambiente.

Se você procura informações sobre a educação escolar indígena, esse portal terá grande serventia! Nele estão reunidos os projetos desenvolvidos por professores do povo Ticuna de escolas indígenas no alto rio Solimões (AM).

No portal da Hutukara Associação Yanomami, você encontra informações sobre o povo Yanomami, os projetos desenvolvidos por suas lideranças e também os problemas enfrentados por esse povo.

Esse blogue é mantido por professores indígenas da Escola Pamaáli, localizada no Médio Rio Içana, Alto Rio Negro (AM). Aqui você encontra notícias sobre educação escolar indígena e sobre o cotidiano dessa escola dos povos Baniwa e Coripaco.

Este é o blogue mantido pela ONG Ação de Jovens Indígenas (AJI), que trabalha na Terra Indígena Dourados (MS), apoiando jovens dos povos Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva e Terena. Aqui é possível acessar o Jornal Ajindo e o programa de rádio Orereko, ambos produzidos pelo grupo que participa da AJI.

Sites
Site que deu origem ao Povos Indígenas Mirim, nele estão compiladas informações que destacam a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil. São 207 verbetes e em cada um deles encontramos informações específicas sobre cada população indígena, sua situação territorial e fotos. Nesse portal também existe uma reunião de textos que tratam sobre as questões indígenas.
Site dedicado à Arqueologia Brasileira. Aqui você pode descobrir o que é arqueologia, qual o cotidiano de um arqueólogo, como as pesquisas são realizadas e os diferentes campos de atuação dessa área. 
Neste portal sabemos mais sobre o trabalho realizada pela ONG CTI, nele também está disponível uma biblioteca digital com uma série de livros e textos, disponíveis para download, que abordam a temática indígena.
Nesse portal estão reunidos artigos e livros que falam sobre as línguas e as culturas dos povos indígenas que habitam a região sul-americana. Nesse acervo extenso podemos encontrar também fotos históricas de grupos indígenas.
O professor John M. Monteiro reúne nessa página uma extensa bibliografia, seguida de comentários. São teses, estudos e livros que abordam o tema dos índios na história do Brasil.