Como Vivem

kadiweu_12

Os povos indígenas que vivem no Brasil apresentam semelhanças, mas também são muito diferentes entre si.

Suas festas, jogos e brincadeiras, suas formas de ensinar e aprender, tudo isso pode variar muito. Existem diferentes mitos, rituais, pinturas, objetos, músicas e cantos!

Além disso, os povos indígenas constroem casas de diversos jeitos e moram em regiões com paisagens muito diferentes. A alimentação de cada grupo também varia muito, alguns grupos só comem peixe, outros caçam vários tipos de animais, outros ainda criam gado e galinhas para comer.

Así Vivo Yo é um curta metragem feito pelo cineasta belga Jean-Charles L'Ami (produtora 35, Quai du Soleil Inversiones) junto com crianças piaroa da comunidade Betania del Topocho, que fica no estado do Amazonas na Venezuela. A maior parte desse povo vive em comunidades localizadas à margem do rio Orinoco, na floresta amazônica venezuelana. Os Piaroa contam com mais de 12 mil pessoas!

O vídeo contou com o apoio financeiro da Cinemateca Nacional da Venezuela e a colaboração da organização Wataniba.

Assista ao vídeo!

 

Recadinhos

duda s.m. sex, 26/09/2014 - 21:40

achei muito interessante este

achei muito interessante este site.com ele nós aprendemos divertindo,brincando,jogando jogos e ao mesmo tempo junto com tudo isso estamos aprendendo muitas coisas novas e interessante sobre os indios.

6° ano azul CVR

anabella sex, 26/09/2014 - 17:14

Gostei muito do site! O que

Gostei muito do site! O que mais me interessou foi as línguas e modo de vida, como o numero de indígenas caiu depois da chegada do europeus, que é uma pena, pois se tantos não tivessem morrido essa e as próximas gerações poderiam conhecer melhor a historia dos índios.

CVR 6º AZUL

Cindelly2002 sex, 26/09/2014 - 17:05

Adorei o site. O que mais me

Adorei o site. O que mais me interessou foi as roupas, nomes e o modo de vida.
Eu pesquisei um pouco mais e percebi como os índios estão sendo extintos cada vez mais.
Com essa grande historia de vida conseguiram criar seu próprio site dizendo suas culturas, modo de vida...

CVR 6º AZUL

_cris_11_ qui, 25/09/2014 - 21:55

Gostei muito aprendi mais

Gostei muito aprendi mais sobre os povos indigenas, como eles vivem, como eles sao, onde estao e as linguas. Os jogos sao muto legais, na aldeia eu posso conversar com meus amigos e personalisar meu avatar e comprar varias coisa. Eu dou cinco estrelas!!!

sasikraho qui, 25/09/2014 - 21:42

eu gostei muito do site.Achei

eu gostei muito do site.Achei muito legal e interativo.Além disso há muitas informações interessante o que é mostrado:a língua escrita deles,a diversão a brincadeira no meio da natureza parece ser muito gostoso.

CVR 6°ano azul.

maya_28 qui, 25/09/2014 - 21:09

Nesse site eu aprendi coisas

Nesse site eu aprendi coisas sobre os povos indígenas que acho que todos deveriam saber,o site explica tudo sobre a vida dos índios e isso e muito importante porque temos que saber as historias dos povos indígenas.
Tem gente que acha que só porque o índio agora esta trabalhando,estudando e etc deixou de ser índio mais isso esta errado pois ele nunca vai perder sua cultura.
Quando os portugueses chegaram aqui no Brasil os índios foram descriminados sendo forçados a trabalhar como empregados tudo isso somente pela sua cor,não podemos ser racistas pois no fundo ninguém e diferente de ninguém!!!
Esse site e ótimo adorei ele tem muitos jogos legais,alem disso fico por dentro dos assuntos indígenas!!
CVR 6 ano azul

Santana qui, 25/09/2014 - 20:00

CVR 6 ano azul- Eu adorei o

CVR 6 ano azul- Eu adorei o pib mirim os jogos educativos ,textos,vídeos e muitas outras coisas o site me ensinou mais sobre os índios eu me diverti muito com tudo vai me ajudar em trabalhos pesquisas e até para quando me interessar eu recomendo esse site para todas as crianças e adultos também PIb Mirim eu adorei esse site !

ariela qui, 25/09/2014 - 19:35

Aprendi muito com este site

Aprendi muito com este site gostei principalmente do texto que fala que não foi Pedro Álvares Cabral que descobriu o Brasil foram os índios que receberam este nome porque Cabral pensou que tinha chegado as Índias.
Parabéns aos criadores deste site!
CVR sexto ano AZUL.

Marymirim qui, 25/09/2014 - 18:03

Eu achei muito interessante

Eu achei muito interessante esse site.
É muito importante que existam sites assim para informar melhor as pessoas,pois hoje em dia nós não somos muito bem informados.
O site é muito educativo pois ensina os jovens com brincadeiras um modo divertido de aprender.
O mais importante é que aqui aprendi muitas outras coisas sobre os índios que eu não havia conhecido, achei surpreendente, como o número de indígenas diminui.
A sociedade está rejeitando os índios, estão sendo racistas,mas a verdade é que todo nós somos iguais mas os índios tem modos de vida diferente, eles tem seus rituais, nós temos outros, isso não é motivo para excluirem eles da sociedade.
Também vi como hoje em dia os índios sofrem para levar a vida, alguns moram a beira da estrada com poucas condições.Isso é muito triste.
A história dos índios é muito maior e mais interessante do que eu pensava.
Agora eu sei realmente a vida de um índio.
O site é ótimo e eu vou continuar explorando-o.

CVR
6°Azul

Lucas Henrique Vieira de Oliveira qui, 25/09/2014 - 15:03

Gostei muito do site, os

Gostei muito do site, os textos e vídeos, interessantes.
Gostei dos jogos e passei muito tempo neles.
Aprendi muito sobre os índios.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Para concluir você precisa resolver esta conta e provar que não é um robô tentando invadir o PIBMirim!
5 + 1 =
Resolva esta conta e informe o resultado. Ex.: Para 1+3, informe 4.